Política Interna

POUSADA RECANTO DA SERRA
TERMO DE COMPROMISSO
DA NATUREZA E OBJETIVOS

Art. 1º. A Pousada Recanto da Serra se incumbe em prestar serviços de natureza hoteleira, buscando sempre a melhor comodidade de seus hóspedes no que concerne a uma estadia de forma relaxante, afável e confortabilíssima, proporcionando aos casais, hóspede individual e/ou grupos de pessoas total comodidade e tranquilidade, para que, assim, possam os hóspedes desfrutar das paisagens naturais e entretenimentos típicos das belas cidades serranas do Estado do Rio de Janeiro.

POLÍTICA INTERNA DE ESTADIA, FRUIÇÃO DOS SERVIÇOS E OBRIGAÇÕES DOS HÓSPEDES

DO “CHECK IN” E “CHECK OUT”

Art. 2º. Para melhor comodidade de nossos hóspedes, o check in” iniciará às 14:00hs e o check out” terminará às 12hs. Desta maneira, em prol da boa estadia de nossos hóspedes, visa a estipulação dos horários mencionados evitar contratempos destes, oferecendo maior comodidade tanto no momento de ingresso na estadia (“check in” a partir das 14:00hs), quanto no momento do término da estada (“check out” até às 12hs).

 

  • 1º. Na hipótese de o hóspede permanecer na suíte do estabelecimento após o horário indicado para realização do “check out” (até às 12hs – meio dia), este (hóspede) estará sujeito à cobrança de diária adicional.
  • 2º. A fim de evitar quaisquer aborrecimentos em sua estadia, deverá o hóspede, sempre previamente, consultar a direção da Pousada sobre a disponibilidade de vaga para permanência adicional. Nestes casos, a consulta/solicitação quanto à possível permanência adicional ficará condicionada à autorização da Direção da Pousada, mediante verificação da disponibilidade de vagas ao tempo pretendido a título de permanência adicional.

DA FRUIÇÃO DOS SERVIÇO E UTILIZAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS DA POUSADA

Art. 3º. Tendo em vista a busca pelo conforto de nossos hóspedes, o café da manhã, incluso nos serviços de hospedagens, será servido no restaurante, no horário compreendido entre 8:00hs e 10:30hs.

 

  • 1º. Ao término do horário estipulado neste artigo, qual seja, 10:30hs (dez e meia) da manhã, a mesa do café da manhã será retirada, não mais sendo possível servir ao hóspede tal refeição. Cabendo lembrar que a ocorrência deste fato não acarretará ao hóspede o direito ao ressarcimento correspondente à referida refeição.

 

Art. 4º. Esta Pousada, com a finalidade de proporcionar maior conforto ao hóspede, disponibiliza sistema de internet wireless sem custos. Para maiores informações e esclarecimento quanto a utilização deste serviço, deve o hospede se dirigir à recepção deste estabelecimento.

 

Art. 5º. No que se refere a utilização das dependências, deve o hóspede observar o seguinte:

 

I – As visitas que venham os hóspedes receber no estabelecimento da Pousada somente serão autorizadas após sua devida identificação na recepção desta Hospedaria, mediante o preenchimento de formulário próprio à correta identificação do visitante. Neste caso, ficará o hóspede responsável quanto a qualquer dano que venham a ser causado pelo visitante às dependências da Pousada;

 

II – Na ocorrência de danos ou extravios de objetos da Pousada, ficara o hóspede causador destes responsável pelo ressarcimento a Pousada, pelo custo do objeto extraviado ou danificado;

 

III – Por medida de segurança à Pousada e, principalmente, aos hóspedes, não será permitido a utilização de ferro de passar roupas, por estes, nas dependências da Pousada;

 

IV – Consoante o disposto em legislação especial, especificadamente o artigo 2º da Lei nº 9.249, de 15 de julho de 1996, fica terminantemente proibido fumar nas dependências internas da Pousada, como suítes, recepção, restaurante e etc.;

 

V – Os objetos pessoais por ventura esquecidos pelo hóspede na Pousada serão guardados pelo prazo de 45 (quarenta e cinco) dias corridos, contados do dia imediatamente posterior ao da realização do “check out“, devendo o proprietário do bem esquecido retirá-lo no estabelecimento hoteleiro dentro do prazo estabelecido. Decorrido o prazo mencionado, sem que tenha o proprietário da coisa esquecida buscado-o, a Pousada se reservará no direito de dar-lhe destino.

 

Art. 6º. Recomenda-se aos promitentes hóspedes que possuam crianças menores se informar quanto a possibilidade de hospedagem destes, uma vez que, levando-se em consideração a natureza e finalidade da Pousada Recanto da Serra, bem como aos padrões de espaço e características, não possuímos estrutura específica à hospedar crianças menores de 10 (dez) anos de idade.

DAS TARIFAS

Art. 7º. Em respeito à nossos hóspedes, bem como aos princípios de Transparência e Boa-fé que circundam as relações de consumo, consoante se extraí da Lei nº. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), as tarifas e condições estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

 

  • 1º. Para os casos de reservas antecipadas, as tarifas, condições e preços praticados serão os da data da efetiva reserva.

DA RESERVA

Art. 8º. A política contratual de agendamento de reserva, respeitado o disposto no art. 49 da Lei nº. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), reger-se-á pelos seguintes regulamentos:

 

I – O agendamento de reservas será realizada somente através de contato telefônico, ou pessoalmente na sede da Pousada, local da prestação do serviço de hospedagem;

 

II – As reservas agendadas pelo promitente hóspede somente serão garantidas mediante o pagamento em espécie, ou realização de depósito em conta indicada pela direção da Pousada nos casos de reserva realizada fora da sede da Pousada (agendamento por telefone), pela importância de 50% (cinquenta por cento) do valor total das diárias pretendidas.

 

III – No caso da realização de depósito correspondente à garantia que se refere o inciso II deste artigo, o comprovante de depósito deverá ser prontamente enviado pelo promitente hóspede, juntamente com os dados completos da(s) pessoa(s) que ficará(am) hospedada(s) – (nome, CPF, RG e Telefone para contato), dentro do prazo de 24 horas a contar do agendamento da(s) reserva(s).

 

  • 1º. O descumprimento do disposto no inciso III deste artigo acarretará a não garantia, ao promitente hóspede depositante, da reserva pretendida.

 

Art. 9º. A reserva que se efetivar diretamente no local da hospedagem não está sujeita ao direito de arrependimento, conforme dispõe o artigo 47 e seu parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor. Neste caso, não será possível a desistência, sendo que o percentual pago pela garantia da reserva (50% (cinquenta por cento) do valor total das diárias pretendidas) será inteiramente retido pela prestadora do serviço, ressalvado o disposto no subsequente artigo.

DO CANCELAMENTO

Art. 10. As reservas poderão ser canceladas ou prorrogadas conforma a melhor comodidade do pretenso hóspede, desde que tal solicitação seja realizada com, pelo menos, 10 (dez) dias de antecedência do dia de início em que ocorreria a hospedagem.

 

  • 1º. Observado o prazo que dispõe este artigo, nos casos de cancelamento ou prorrogação, poderá o pretenso hóspede optar:

 

I –  pela devolução integral do valor depositado em garantia à reserva, ou

 

II –  pela conversão do valor depositado em créditos para próxima hospedagem.

 

  • 2º.  A realização de pedido de cancelamento ou prorrogação da reserva deverá ser efetivada por escrito, via fax, via e-mail ou pessoalmente, juntamente com os dados completos da(s) pessoa(s) que ficará(am) hospedada(s) – (nome, CPF, RG e Telefone para contato). Para segurança do próprio hóspede, não será considerada valida a realização de cancelamento mediante contato telefônico.

 

Art. 11. Ultrapassado o prazo que dispõe o artigo 10 desta Política Interna de Estadia, nos casos de cancelamento, o valor dado em garantia à(s) reserva(s), na forma do art. 8º, inciso II, também deste diploma, será integralmente retido pela prestadora do serviço (Pousada Recanto da Serra), não tendo o hóspede o direito à devolução do respectivo valor.

 

Art. 12. O não comparecimento do hóspede, sem antecipada comunicação, na data prevista ao início da estadia, qualificar-se-á o no show (desistência sem cancelamento) e não haverá qualquer tipo de restrição do valor até então pago como garantia.

 

  • 1º. Na ocorrência de tal hipótese, a vaga de hospedagem outrora reservada permanecerá disponível por mais 10 (dez) horas, contadas do horário designado para o check in” (a partir das 14:00hs).

 

  • 2º. Decorrido as 10 (dez) horas a que alude o parágrafo anterior, a reserva será automaticamente cancelada, sendo àquela vaga disponibilizada à outro interessado.

Art. 13. A desistência de estada, seja na chegada ou saída antecipada da Pousada, por qual for o motivo ao qual esta não concorra, não dará direito a qualquer tipo de restituição, reembolso e/ou crédito em novas diárias, acarretando a perda total da quantia paga pelo pacote ou diária.